São Martinho do Porto
Hoje célebre pela sua baía natural em forma de concha, São Martinho do Porto foi couto dos monges cistercienses de Alcobaça na Idade Média e estaleiro de construção naval durante a Época dos Descobrimentos, tendo-se convertido em estância de veraneio com a vinda da Família Real na viragem para o século XX.
Combinando tradição e modernidade, São Martinho do Porto é um destino de férias de excelência. A sua baía, que vem recebendo todos os anos o galardão da “bandeira azul”, foi recentemente distinguida como “Melhor Praia de Família do País”, pela sua tranquilidade e segurança. Mas, para além das suas praias (onde se incluem ainda as de Santo António e da Gralha), esta vila proporciona:
• Uma experiência de proximidade com a natureza através de passeios na calçada ou na ciclovia ao longo do paredão, no passadiço sobre o areal da baía ou nos trilhos ao longo da costa, de onde se conseguem vistas sensacionais.
• O contacto com o património, como a Igreja Matriz, a capela de Santo António, a Capela de Nossa Senhora do Livramento, o Colégio José Bento da Silva, o cais, o túnel ou os miradouros do Adro, do Cruzeiro ou do Facho.
• A degustação da gastronomia (como o peixe grelhado, a sopa de lagosta ou a massa de navalheiras) e a doçaria da região (como o pão-de-ló de Alfeizerão).
Com um clima ameno, São Martinho do Porto é hoje um destino procurado por quem procura relaxar. Ao longo de todo o ano, poderá praticar desportos náuticos (canoagem, vela e windsurf), asa-delta, equitação, todo o terreno, além dos tradicionais passeios pedestres e de bicicleta. Entre os eventos mais conhecidos, contam-se: a Passagem de Ano, com espetáculos de fogo de artificio e música ao vivo; o Carnaval, com corsos e bailes de máscaras; a Semana Santa e Quaresma, com as tradicionais cerimónias e procissões; o Corpo de Deus, com a sua procissão solene; as Festas em honra de Santo António, com a sua feira; as Festividades de São Martinho de Tours, padroeiro da vila; e o Natal, em que se destaca a árvore flutuante e luminosa na baía.